Proposta Político Pedagógica

NOSSA PROPOSTA

Compreendemos a educação como ato político

Cremos que a missão educativa deve pautar-se na perspectiva da práxis pedagógica, como um constante aprimoramento do desenvolvimento humano e transformação da prática social de nossos alunos.

Nos embasamos nos princípios da abordagem sóciointeracionista, postulada por Vygotsky e seus colaboradores. Nela compreende-se o desenvolvimento humano pela qualidade das trocas e mediações sociais, instrumentalizando os sujeitos com o conhecimento historicamente elaborado pela humanidade, que o legitima como cidadão e qualifica-o como agente histórico-social. Assim, ser biológico e realidade social não são dicotomizados, pois os sujeitos são constituídos pelas interações sociais que estabelece.

Neste sentido, nasce o papel da escola. Entendido como espaço privilegiado do aprender, pois sistematiza, planeja e organiza os saberes científicos a fim de promover nos alunos um modo mais sofisticado de analisar e compreender os elementos da realidade que os cerca: o pensamento conceitual. Dessa forma, é na escola que se desenvolve plenamente os sujeitos, pois nela a criança é submetida a reinterpretar constantemente a si mesma e o mundo que a cerca, isso através dos conhecimentos científicos.

Nem um ensino verbalista, mecânico, que desconsidera o aluno como sujeito do processo; nem espontaneísta, que abdica o papel da escola de desafiar e intervir no processo de aprimorar as faculdades superiores, inerentes ao gênero humano. Mas um ensino que prioriza a qualidade das relações que se estabelece na escola, gestando um ambiente propício para transformar o saber espontâneo do aluno em conhecimento erudito.

Nasce, assim, o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). O professor sendo o mediador entre conhecimento e o aluno, cabe a este proporcionar uma organização do trabalho pedagógico capaz de mobilizar as funções psicológicas dos alunos para consolidar questões que o aluno ainda não faz com autonomia. Assim, a cada nova aprendizagem o aluno transforma ZDP em Zona de Desenvolvimento Real.

Contamos com um corpo docente altamente qualificado, que trabalha para potencializar o que há de melhor em cada aluno. Dessa forma, equipe gestora e professores trabalham para proporcionar uma vivência pedagógica que transforma o cotidiano empírico do aluno em realidade científica transformadora.

UMA EDUCAÇÃO DE MOMENTOS MÁGICOS

Uma escola onde as crianças ganham um passaporte para o mundo